Durante muito tempo, os cursos voltados para a moda, design e criatividade ficavam concentrados em pólos de ensino no Centro ou Zona Sul. Com o passar dos anos e o aumento do público interessado, a expansão de universidades e cursos também na Barra foi inevitável. Surgindo dessa “pressão” do público, novas graduações, cursos e workshops voltados para a área ou até mesmo novas instituições de ensino especializadas no assunto foram inauguradas na região. O que explica, em partes, o aumento cada vez mais evidente da indústria movida pela criatividade.
Segundo Nara Iwata, diretora acadêmica do campus Barra da UVA, outro fator também é muito importante para explicar esse aumento exponencial: a alta concentração de serviços e comércio, ambiente perfeito para o aluno estagiar ou trabalhar e vivenciar os conhecimentos adquiridos nos cursos. Em estudo publicado em 2011 pelo Instituto Pereira Passos, cerca de 4 bairros da cidade concentravam 58% do total de empregos na área, a Barra é um deles.
Mas afinal, o que o mercado espera de um profissional da indústria criativa? Segundo Nara, o mercado busca a liderança criativa, que lidera pela inspiração, pela criação de redes de contato, pela experimentação e pela interação.
O perfil do público interessado nessas áreas é muito diversificado, variando entre sexo, idade e interesses. Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais? A Universidade Veiga de Almeida oferece no Campus Marapendi os cursos de graduação em Design de Moda, Design de Interiores e Design Gráfico (com ênfase na Ilustração e Animação Digital). E cursos de pós-graduação (especialização) em Animação e Modelagem Digital 3D, Arquitetura de Iluminação, Cenografia, Design de Brinquedos, Design de Interiores e Joalheria Contemporânea. Já a Academia da Cor & Design, na Olegário Maciel, oferece cursos livres, workshops, laboratório de coaching criativo e palestras com foco em cor, design, moda, estamparia e empreendedorismo criativo.