O cartunista Ique, famoso pelo seu traço irreverente e caricaturas ácidas do cotidiano, é também sócio da microcervejaria Beertoon. Lançada em novembro de 2015, a empresa nasceu com o propósito de unir qualidade no gosto e no aroma, através do mestre cervejeiro Leonardo Botto em parceria com bom humor do Ique. Vem daí o seu DNA irreverente e crítico.
Morador da Barra da Tijuca há cinco anos, Ique se descobriu na arte da caricatura ainda quando criança. Nessa entrevista, ele conta por que resolveu levar os seus desenhos para rótulos de cerveja e fala sobre sua escolha pela Barra como sua nova casa. Confira:
De onde você tira inspirações para os seus desenhos?
Meus desenhos, minhas charges são inspiradas pelo cotidiano, pela política, pelos esportes, economia, etc. Na verdade, o trabalho do chargista busca inspiração na atualidade, sempre procurando soluções inovadoras tanto no conceito quanto nas soluções gráficas.
Quando começou a se interessar por essa arte? Por quê?
Quando eu era garoto, achava que não sabia desenhar, por não conseguir fazer um traço reto, direito, com proporções reais. Depois descobri que o que eu fazia era caricatura, e por isso decidi ser jornalista, cartunista e caricaturista.
Como você descreveria os seus desenhos?
Um traço de composições fortes, com mensagens diretas e que cativam pelo carisma e sofisticação da técnica que aplico.
Por que cervejas? Qual a ligação que você faz entre as cervejas e os desenhos?
Sempre fui um amante de cervejas. Depois que me tornei cervejeiro caseiro e artesanal, sempre quis unir minha arte à arte cervejeira. Com a escassez de espaço para me comunicar, para publicar trabalhos artísticos, decidi que meus rótulos seriam charges bem humoradas, irreverentes, e seriam a minha nova mídia. Uma mídia exclusiva onde eu posso fazer exatamente tudo que desejar, sem censura, sem medo e sem limites pra alcançar meus objetivos.
Os rótulos podem ser definidos como o que realmente chama a atenção dos consumidores. Você pensa nisso em seu processo de criação?
Obviamente que ter uma boa cerveja dentro da garrafa é fundamental, mas a venda de qualquer produto se dá pela imagem, pelo marketing que se faz pra mostrar aos consumidores. E a qualidade da embalagem é a forma de comunicar visualmente que o produto inteiro é o melhor do mercado. E nas prateleiras lotadas de novidades, o que chamar mais atenção, for mais interessante, passar mais mensagens que prendam o consumidor, pode ser o escolhido pelo público.
Quais os cartunistas que você se inspira?
O mestre Lan é meu ídolo maior, mas o Millôr também sempre me inspirou muito.
Por que escolheu o bairro para morar?
Estava cansado da decadência e da confusão da Zona Sul. Vim em busca de tranquilidade, qualidade de vida, sossego, e maior espaço pra viver. Aqui na Península nem parece que moro no Rio. Minha vista indevassável é para a lagoa, com garças, e a natureza me dando um bom dia junto com o sol da manhã.