O crescimento das cafeterias gourmet e a valorização de locais arejados encaixam-se em tendência conjunta e formam um boom neste momento de abertura e retomada econômica, com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Só no Downtown, na Barra da Tijuca, são quatro novas lojas de cafés especiais nascidas desde o início da pandemia – duas em inauguração neste momento.
Onestà Café e o Cheirin Bão abriram as portas em 2020 e, após passarem pelos piores momentos, relatam franca ascensão. Em fase de inauguração, o Beco do Café e o Empório Soho Café apostam seus grãos especiais nesta retomada e no ar desta nova tendência.
Essas novas cafeterias se juntam à precursora Armazém do Café, à California Coffe e à internacional Starbucks – sem contar lojas de outras especialidades, mas também procuradas por quem quer sorver espressos, capuccinos e demais variações, como Kopenhagen, Cacau Show, Brasil Cacau e Mr. Cheney. Somadas, formam mais de dez pontos para tomar café no Downtown.
BECO DO CAFÉ
O Beco do Café teve passagem no Downtown, como quiosque, antes da pandemia da covid-19. Ele reabre agora como loja. A receita segue o fornecimento exclusivo do Pandora Coffe Roasters, de Felipe Bruzzi, que traz grãos selecionados de fazendas do Espírito Santo e de Minas Gerais.
“Ele também é vendido online, mas em produção limitada, não vai para a grande indústria”, destaca Jorge Lage, engenheiro mecânico e professor. Após se aposentarem, ele e a namorada, a nutricionista Sandra Cosme, optaram pelos cafés especiais, “um mercado em crescimento e de algo que a gente aprecia muito – e, até por isso, se esmerou em estudar a fundo, para poder fazer”, ressalta Jorge. “Um mesmo grão pode sair com características bem diversas, de acordo com a torrefação e a forma de preparo”.
CHEIRIN BÃO
Na outra ponta, Igor Coelho largou o mercado financeiro aos 34 anos e, ainda sob a recessão da pandemia, encarou abrir a franquia do Cheirin Bão no Downtown, em novembro passado. “Sabia que a hora era certa, para entrar com a economia em baixa e já estar estabelecido para aproveitar a recuperação”, afirma ele, que já nota uma melhora substancial na clientela desde maio e aposta na volta dos eventos como ponto de grande salto.
Foi estratégica a escolha do Downtown para abrir sua loja da cafeteria originária de São Lourenço (MG), também voltada para iguarias típicas das Geras. “Além de ter o aluguel mais barato, por não ser área de shopping, conseguimos pôr oito mesas externas, com distanciamento, e atrair o público, que agora está mais cuidadoso, então prefere locais abertos”, enumera Igor.
Todos da Serra da Mantiqueira, os cafés do Cheirin Bão se dividem em quatro tipos de grãos, com seis formas diferentes de preparo, dos tradicionais espresso e coado à prensa francesa e Chemex, “tudo moído na hora, para o café preservar suas propriedades”, realça.
ONESTÀ CAFÉ
Aposta da chef de cozinha Lilian Franca, o Onestà Café já havia aberto sua primeira loja, no bloco 20 do Downtown, quando, em março de 2020, foi supreendido com a ordem para fechamento do comércio em função da pandemia.
“Tivemos que fechar com 15 dias e passar três 3 meses de portas fechadas, fazendo só delivery. Mas conseguimos superar e reabrimos com muita superação e perseverança neste projeto”, lembra Fernando Martins, irmão de Lilian e representante do Onestà, que, além do serviço padrão, promove eventos de degustação.
Nesta retomada, poder atender ao ar livre ajuda “muito”, garante o gerente.
“Nossa proposta é espaço aberto e tem sido procurado com crescimento exponencial”.
Fernando indica, como destaques da casa o Natural Top e o Blend, com grãos do Centro do Café. “Trabalhamos com esta marca, de Carmo de Minas, e com a Orfeu, que vendemos em loja, nas apresentações em grão, drip coffee e cápsula.
EMPÓRIO CAFÉ SOHO
Aportando com a mais nova cafeteria especial do Downtown, seu xará Fernando Ferrari, reforça que o atendimento em espaço aberto “foi levado em conta no projeto” do Empório Café Soho, que prevê abrir em setembro, no bloco 2, próximo à entrada de pedestres no Downtown, pela Avenida das Américas, “ponto de alta circulação de pessoas”.
Exportador de café verde, Fernando passou a produzir sua própria marca de café torrado gourmet, a Soho, fornecendo a bares e restaurantes. Agora, faz no Downtown sua primeira loja física, em dois pavimentos, levando o nome de Empório Soho Café. “Resolvi montar a minha fábrica e loja como se fosse um show room”, explica.
O térreo será dividido: do lado direito, a loja em si, vendendo café embalado e todos os produtos relativos; do lado esquerdo, cafeteria, com mesas no meio da loja.
“No fundo, com uma vidraça bem aparente, vai ficar um torrador de café, no qual nós vamos torrar e embalar todos os nossos cafés. Já no segundo andar, vai ficar o escritório e um laboratório, onde faremos degustações e cursos: barista, conhecimento sobre cafés, cupping (degustação) e torra”, adianta.
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