Matérias e Colunas

Categoria:

Orquestra Petrobrás Sinfônica apresenta concerto com holograma de Luiz Gonzaga

“Mandacaru quando fulora na seca…”, os amantes da música brasileira certamente vão completar os versos que ficaram eternizados nas vozes do grande Luiz Gonzaga. A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 31 de julho (quarta-feira), às 20h, na Cidade das Artes, o concerto “Do Clássico ao Baião”.

Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, o repertório vai desde as Bachianas de Heitor Villa-Lobos e “Pernambucana”, de César Guerra-Peixe, até canções imortais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, colocando todos para cantar junto. A data representa os 35 anos do falecimento de Gonzagão, que partiu no dia 2 de agosto.

Orquestra
A apresentação acontece no dia 31 de julho, na Cidade das Artes, e conta com repertório de Gonzagão, Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe e Ernani Aguiar.

Para trazer o Rei do Baião para o palco, foram captadas imagens do sobrinho do cantor, Joquinha Gonzaga, tocando sanfona e cantando.

A partir daí, um trabalho de modelagem 3D e inteligência artificial recriou os traços e voz de Luiz Gonzaga, resultando em um material inédito que será apresentado em holograma na noite do dia 31.

Além disso, o programa traça um contraponto entre três grandes nomes da música brasileira: César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Heitor Villa-Lobos.

O repertório começa com “Abertura Quarta”, de Ernani Aguiar, aluno de Guerra-Peixe que incorpora a influência do mestre em suas composições.

Em seguida, o programa conta com o Canto do Sertão e a Cantiga das Bachianas brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, e a Suíte sinfônica nº 2, “Pernambucana”, de Guerra-Peixe.

Por fim, o público vai poder assistir a participação especial do holograma de Luiz Gonzaga, que vai “cantar” ao lado da orquestra em algumas das músicas mais famosas do artista, como “Numa Sala de Reboco”, “Boiadeiro” e “Asa Branca”.

Orquestra
O concerto faz parte da Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky.

A escolha das obras explora a riqueza da música nordestina e a conexão de suas características com a música de concerto brasileira. São composições que expõem suas diferenças, mas confirmam a excelência e diversidade da cultura nacional.

“Essa apresentação é uma oportunidade de apreciar a multiplicidade da música brasileira em sua totalidade”, explica o maestro Isaac Karabtchevsky.

O concerto faz parte da Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e Diretor Artístico da Orquestra e um dos mais respeitados maestros do Brasil.

Do Clássico ao Baião

Data: 31 de julho, às 20h

Local: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300

Ingressos: bit.ly/doclassicoaobaiao

Programa

Isaac Karabtchevsky, regente

Luiz Gonzaga, participação especial em holograma

ERNANI AGUIAR

Abertura Quarta

HEITOR VILLA-LOBOS

Bachianas brasileiras nº 4, A424

II. Coral (Canto do sertão) | Largo

III. Ária (Cantiga) | Moderato

CÉSAR GUERRA-PEIXE

Suíte sinfônica nº 2, “Pernambucana”

I. Maracatu | Moderato solene

II. Dança dos caboclinhos | Presto

III. Aboiado | Andantino

IV. Frevo | Allegro

LUIZ GONZAGA

Medley

. O Xote das Meninas (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)

. Numa Sala De Reboco (José Marcolino / Luiz Gonzaga)

. Boiadeiro (Klécius Caldas / Armando Cavalcante)

. Riacho do Navio (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)

. Derramaro o Gái (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)

LUIZ GONZAGA

Asa Branca

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens.

Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica

Modelo de gestão

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 37 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia.

Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!