Nessa semana foi comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15) e com o avanço da tecnologia e da informação os empresários estão cada vez mais ligados nesse assunto. Exclusividade no atendimento, ambiente agradável e produtos e serviços diferenciados são alguns dos atrativos procurados pela clientela, que sabe e entende dos seus direitos.
Levantamento da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) apontam que 25% dos gastos mensais são supérfluos. “Um ponto em que é preciso ficar atento é o dos pequenos gastos, das despesas e compras feitas de forma desordenada e acabam se tornando grandes ralos por onde escoam as economias”, explicou o presidente da associação, Reinaldo Domingos.
O empresário Hugo Moraes, dono da rede de papelaria e decoração Art Nit, no Centro, aposta no bom atendimento para fidelizar os consumidores. “O atendimento é fundamental em qualquer empresa independente do porte. Quando o cliente vai até a loja o bom atendimento é o que mais marca e fideliza o cliente. Luto todos os dias para ter um atendimento excelente nas minhas lojas”, comentou. Já a exclusividade é o carro chefe da Life Studio Personal, em Icaraí. “O que mais priorizo é a exclusividade com atendimento com hora marcada, grupos menores de alunos para atender a individualidade biológica de cada um. As prescrições dos exercícios é em cima de cada individualidade dessa. Tenho que ver os objetivos e necessidades deles. Desde quando era estagiário eu tinha a vontade de ter um ambiente diferenciado com conforto, aparelhos novos e climatizado, por exemplo”, explicou Felipe Fagundes Moore, especialista em musculação e treinamento de força.
Outro exemplo é a agência Meni& Mená que atua na capacitação de modelos e é especializada em fornecer elenco infantil e juvenil para trabalhos publicitários. Formada por uma equipe de profissionais qualificadas, a agência procura atender e receber os pequenos agenciados e clientes com profissionalismo, respeito e carinho. “A gente busca ser o mais transparente possível com as pessoas interessadas em agenciar seus filhos. Não fazemos promessas de trabalhos, mas direcionamos os pais na formação sobre o que é preciso para seguir essa carreira, procuramos profissionais qualificados para estarem juntos com as crianças e com os responsáveis sempre respeitando os direitos do consumidor e principalmente não fazendo promessas, que é o que a maioria das empresas desse ramo acabam fazendo para conseguir muitos agenciados”, esclareceu Claudiane Lessa, diretora da agência. “Nosso foco é um atendimento exclusivo e personalizado. Não procuramos superlotar a agência, mas sim ter um casting de qualidade e preparado para o mercado de trabalho”, completou.
O que ajuda muito também a agência é um canal de comunicação que a empresa tem com seus consumidores. “Nosso canal é bem movimentado. Eles mandam e-mail e procuramos responder num prazo bem adequado para que não fiquem com dúvidas. Temos um atendimento telefônico também durante o dia onde os mesmos podem ter informações sobre as inscrições, contratos e qualquer dúvida que possam ter. A parte burocrática nem sempre fica clara para os pais que agenciam seus filhos, portanto procuramos fazer com que essa parte fique bem esclarecida para o consumidor”, pontuou Claudiane.