O empreendedorismo tem crescido cada vez mais, principalmente na retomada pós pandemia. Ser empreendedora não é uma tarefa fácil, como muitas pessoas dizem. Simplesmente não é uma venda ou prestação de serviço. Assim como um ouro, é preciso refinar, cuidar e manter a boa aparência.
Não existe fórmula mágica para ser uma empreendedora de sucesso, mas para isso é preciso ter muito bem definido o que pretende. Todo mundo pode ser bom no que faz, porém, a diferença de quem é bom (perfeccionista) é sempre achar que precisa melhorar algo e isso é essencial.
Alguns dos passos essenciais ao iniciar são:
– Lembrar que cada negócio é um negócio: pesquisar seus possíveis concorrentes e medir indicadores são fundamentais, mas vencer a comparação, auto julgamento e comparação é importante para que isso não gere desestímulo, ansiedade ou sobrecarga.
Seu produto não é igual ao do outro. Sempre há algum diferencial, seja o que está por trás dele, como o seu investimento, tempo em cursos, trabalho, até mesmo a maneira como você o organiza. Então, analisar indicadores é necessário, mas olhar seu negócio como seu é preciso.
– Gere o seu negócio: Você já teve o pensamento ou o sentimento de gerá-lo? Sim, pois é preciso ser claro dentro de você antes de ser no outro. Essa ideia de ele pertencer a você é fundamental. Passará segurança para os seus clientes, além de confiabilidade no que você propõe.
Geralmente, deve-se perguntar: “Faço o que faço por quê? Após essa reflexão, você já está apto para seguir adiante e vender.
– Delegue função: Talvez você possa ser pequena e trabalhar quase sozinha ou ter uma empresa de médio porte, porém, se não aprender de início, no meio do caminho será mais desafiador e eu posso comprovar isso. Tentar sustentar o peso do mundo dentro de uma pessoa é cansativo e levará mais tempo para o seu negócio crescer.
Delegar função não é não fazer, mas sim estar aberto a entender que ninguém constrói algo grande sozinho “e se faz o que faz”. Você é o dono, então, precisa ajudar os demais.
– Atualização: Durante a jornada empreendedora focamos tanto no negócio, que muitas das vezes esquecemos da importância em se atualizar.
De buscar aquele néctar lá do início que nos fez pensar em iniciar e construir o que hoje possuímos hoje. Conhecimento é o motor do empreendedor
Tenha sempre em mente o propósito pelo qual você faz o que faz. Se organizar, tenha uma (ou várias metas), um foco, determinação e o mais importante: organização. Tudo no seu tempo. Uma hora, o momento vem.
* Artigo publicado pela colunista Natália Nogueira, Consultora Empresarial, especialista em empreendedorismo feminino, finanças pessoais e corporativas. @natalia_noogueira