Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não é uma ferramenta para ganho fácil de dinheiro. Muitos profissionais até ofertam esta falsa promessa, mas o mercado precisa mesmo é de dedicação e muito estudo para a obtenção de resultados satisfatórios.
Para Filipe Brandão, especialista na área de Marketing Digital, CEO da Spotlight Comunicação, o mercado está se consolidando cada vez mais.
“Marketing Digital nada mais é do que uma ramificação do Marketing tradicional, que nada mais é do que venda. Qualquer tipo de campanha de marketing tem o intuito de vender algo; e a palavra digital traduz o meio onde é feito esse Marketing. Sendo assim, fazer Marketing Digital é vender pela internet”, afirmou.
“Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo Marketing na Era Digital, surgiram também alguns desafios. Os principais deles são o cibridismo, a humanização de serviços, a equipe multidisciplinar e a produção de conteúdo. A principal dificuldade enfrentada por mais de 50% das empresas é identificar quais são as melhores estratégias de divulgação para os negócios na internet”, ressalta ele.
A máxima da publicidade: “Ser visto para ser lembrado”, torna-se cada vez eficaz à medida que o consumidor está o tempo todo cercado por informações. Mas, na era da mídia, otimizar a verba, produzir conteúdos interessantes e acompanhar tendências é uma tarefa muito mais fácil quando se pode contar com o apoio de uma agência publicitária.
Para Filipe Brandão, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:
Em primeiro lugar, deve-se ter em mente a experiência da agência e de seus funcionários, antes até de seu nome no mercado. A escolha é ainda mais assertiva quando a agência já conhece o nicho e o público da marca, pois facilita o caminho a ser percorrido.
Os empreendedores também devem fazer sua parte. Uma pesquisa realizada pela Abracom apontou os maiores problemas dos contratantes, segundo as agências de Marketing Digital. De acordo com o levantamento, 20% alegaram a falta de clareza nos briefings, 13% contaram que suas propostas estavam sendo usadas sem remuneração e 11% disseram não receber feedbacks no fim do processo sobre os motivos pelos quais ganharam ou perderam a conta.
“No briefing, reúne-se todas as informações necessárias para a realização dos projetos. Portanto, deve ser o mais completo possível de modo a ser possível conhecer o público e a oferta”, diz Filipe Brandão, CEO da Spotlight Comunicação. Além disso, ele explica que os feedbacks e a transparência no processo são fundamentais para manter a tranquilidade do trabalho em busca de melhorias.
Marketing é construção. Por isso, é importante entender, também, que quando a agência conquista um novo cliente, em um novo setor, é preciso um tempo para estudar seu público antes de iniciar os trabalhos. Dessa forma, a estratégia desenvolvida será eficaz desde o início.
Outro fator importante é a estratégia de geração de leads que é um divisor de águas para empresas que comercializam produtos ou prestam serviços que exigem o mínimo de informação, convencimento e negociação com o cliente. Porque é possível personalizar e automatizar as estratégias para cada etapa da jornada de compra.
O Marketing Digital é o futuro no presente. As empresas tradicionais que não se atentam às ferramentas e oferecimentos de equipe especializada deixam de avançar absurdamente.
Contato: @filipbrandao