Matérias e Colunas

Categoria:

Interdições no tráfego para a etapa de ciclismo

Gran Fondo irá mobilizar motoristas e ciclistas neste fim de semana | Crédito: Divulgação
Gran Fondo irá mobilizar motoristas e ciclistas neste fim de semana | Crédito: Divulgação

A Gran Fondo Itália, etapa mais famosa de ciclismo da América Latina, começa a ser realizada neste fim de semana, no Rio de Janeiro.  A prova, que passará pela Barra da Tijuca e Recreio, terá esquema especial de trânsito, como informa a Prefeitura do Rio através da CET-Rio.

No sábado, dia 15, os ciclistas irão pedalar em um trajeto de cinco quilômetros pela maior floresta urbana do mundo (a da Tijuca). A largada será às 6h30 no Mirante Dona Marta e a chegada será no Cristo Redentor.

No domingo, os ciclistas sairão de São Conrado, passarão pela orla da Barra, Recreio dos Bandeirantes, Guaratiba, retornarão pelo Recreio, orla da Barra e encerrarão na Praça do Ó.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES
No trecho de competição, as seguintes vias serão totalmente fechadas ao tráfego de veículos nos seguintes horários:

Das 4h às 7h30 – Av. Prefeito Mendes de Moraes, no trecho entre a Rua Herbert Moses e a R. Engo Amandino de Carvalho da Praia da Reserva, Estrada Estado da Guanabara, Serra de Grumari. Das 7h às 9h30 ou até a passagem do último competidor: Serra da Grota Funda, Av. D. João VI, Estrada Roberto Burle Max.

A CET-Rio recomenda aos motoristas que evitem trafegar nas vias envolvidas no evento, durante a realização da prova, entre 7h e 10h, procurando rotas alternativas. É sugerido que evitem utilizá-las, principalmente a Av. D. João VI entre 07h e 10h, buscando outros caminhos para seus percursos.

ESQUEMA ESPECIAL
A operação de trânsito iniciará às 4h, e contará com a participação de controladores de tráfego, que desempenharão as seguintes funções: realizar as interdições necessárias, manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar motoristas e pedestres. Além disso, haverá apoio de veículos motorizados durante o percurso da prova.

Serão utilizados 21 painéis de mensagens variáveis, que irão orientar e informar os motoristas sobre as condições do tráfego, e tais medidas são fundamentais para orientar os atletas.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio farão os ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!