Os sintomas de ansiedade podem aparecer no retorno ao trabalho presencial por inúmeros motivos, desde o medo de contrair COVID até a habituação da nova rotina. Sempre que existe um período de mudança é esperado que exista algum nível de ansiedade, isso é normal. Aqui vão algumas formas de lidar com a ansiedade neste retorno.
A primeira delas é criar uma rotina. Nosso cérebro ama rotina, pois muitas vezes está associada à segurança e controle. Caso já tenha trabalhado anteriormente, talvez possa tentar retornar alguns hábitos da rotina presencial que já tenha feito no passado como, por exemplo, o horário de reuniões ou o momento do cafezinho. Se a ansiedade for associada ao medo de contrair COVID, talvez seja necessário entender como algumas mudanças podem te dar conforto como, por exemplo, ficar em lugar bem arejado, manter o distanciamento e continuar com o uso de máscara.
Tais comportamentos podem ajudar a amenizar o desconforto conforme o tempo vai passando e a segurança for aumentando. Se possível converse com colegas de trabalho e compartilhe sua ansiedade e troque ferramentas sobre como cada um está agindo no seu próprio ambiente de trabalho. A relação de troca com amizades (suporte social) pode favorecer uma segurança e conforto maior. Caso a ansiedade continue muito alta e cause sofrimento, procure ajuda especializada.
* Artigo publicado por Raphael Amaral, psicólogo formado pela UFRJ com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC/RJ.