Matérias e Colunas

Aurelina Barreto é um exemplo do empreendedorismo na enfermagem brasileira

No coração do Recreio dos Bandeirantes, a saúde ganha um novo olhar, mais próximo e especializado. Longe do ambiente hospitalar agitado, a enfermeira Aurelina Barreto é um exemplo crescente da autonomia e do empreendedorismo na enfermagem brasileira.

Em parceria com o Instituto Neuroestar, ela oferece muito mais que procedimentos: proporciona cuidado integral e prevenção para todos.

O olhar além da doença: a consulta de enfermagem

O atendimento de enfermagem em consultórios no país, é uma prática amparada por resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). E é justamente essa autonomia que a Enfermeira Aurelina Barreto abraça no Instituto Neuroestar.

“Muitas pessoas ainda associam o enfermeiro apenas ao hospital, mas a consulta de enfermagem é uma atividade legalmente privativa da nossa profissão, e fundamental para a saúde da população”, explica.

Enfermagem
Aurelina Barreto é graduada em enfermagem com experiência em Home Care, clínica de idosos e clínica médica

A consulta não substitui a avaliação médica, mas atua de forma complementar e, muitas vezes, preventiva. Ela inclui a coleta detalhada do histórico de saúde do paciente, a avaliação física completa e a definição de um Plano de Cuidados de Enfermagem individualizado.

No consultório, Aurelina foca em diversas áreas que exigem expertise de enfermagem:

• Neuromodulação – estimulação transcraniana por corrente contínua (tdcs/etcc): É uma técnica de neuromodulação não invasiva que utiliza uma corrente elétrica contínua e de baixa intensidade, aplicada ao couro cabeludo por meio de eletrodos.

Essa estimulação modula a excitabilidade neuronal, podendo gerar efeitos positivos sobre a atenção, memória, aprendizagem e outras funções cognitivas, além de auxiliar no tratamento de condições como TDAH, insônia, depressão, ansiedade e dor crônica.

Pesquisas indicam que o tDCS pode ser uma estratégia promissora para o tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, ajudando a regular a atividade neural, melhorar o humor e reduzir sintomas. Também tem sido estudado no manejo da dor crônica e na reabilitação neurológica de pacientes com Doença de Parkinson ou que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Nesses casos, a estimulação pode favorecer a recuperação motora, estimulando a plasticidade cerebral e permitindo que áreas não afetadas assumam funções comprometidas.

Além do uso clínico, o tDCS vem sendo explorado como recurso para otimização de desempenho. Atletas utilizam a técnica para aprimorar foco, resistência e recuperação muscular, enquanto estudantes têm recorrido a ela para aumentar concentração e desempenho acadêmico.

1000117592
A decisão de empreender reflete uma necessidade da região por serviços de saúde focados no indivíduo

• Cuidados com feridas e curativos: desde úlceras de pressão complexas a feridas pós-cirúrgicas, a expertise da enfermeira é crucial para a cicatrização e prevenção de infecções.

• Orientações para a família com relatórios de desenvolvimento.

• Promoção e prevenção: orientação sobre estilo de vida, controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, aplicação de vacinas e medicamentos, garantindo acesso a um acompanhamento contínuo e de qualidade.

Acessibilidade e cuidado humanizado

A decisão de empreender em parceria com o Instituto Neuroestar, reflete uma necessidade da região por serviços de saúde focados no indivíduo.

“Muitos procedimentos de baixa e média complexidade, que antes lotavam emergências e hospitais, podem ser resolvidos de forma mais rápida e personalizada no consultório. Quero ser um ponto de apoio para quem busca uma atenção diferenciada, longe da impessoalidade dos grandes centros, em um ambiente onde o paciente é visto em sua totalidade — corpo, mente e rotina —, o verdadeiro princípio do cuidado humanizado que a enfermagem defende”, afirma a Aurelina Barreto.

Graduada em enfermagem desde 05/11/09. Com experiência profissional em Home Care, clínica de idosos e clínica médica.

Contatos:

(21) 99379-7172
(21) 99313-2724
(22) 99935-8305

@enfermeira.lina
@institutoneuroestar
@neuropsicodanielaferreira

Absolutto Business Towers. Av. das Américas, 19005 – Torre 1. Sala 214 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!