Matérias e Colunas

Evento no Recreio marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer

Na tarde de terça-feira, 23 de setembro, o auditório do Absolutto Business Towers, no Recreio dos Bandeirantes, recebeu um encontro especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer.

O evento gratuito reuniu participantes em busca de informações, prevenção e cuidados relacionados ao envelhecimento saudável.

A programação contou com palestras de Dayse Matias, representante do Método Supera, e Daniela Ferreira, do Instituto Neuroestar, que compartilharam conhecimentos sobre estímulo cognitivo e estratégias de prevenção relacionadas às funções cerebrais.

IMG 20250925 WA0020
Além das palestras, os participantes puderam vivenciar atividades voltadas ao estímulo cognitivo

Durante as apresentações, as especialistas ressaltaram que hábitos saudáveis, estímulo mental e acompanhamento profissional são fundamentais para um envelhecimento ativo e de qualidade.

“Muitos dos fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer são modificáveis, e ao abordá-los conscientizamos as pessoas sobre seu papel fundamental no enfrentamento dessa demência, que é a mais prevalente no mundo. Levar informação de qualidade à sociedade é uma forma de contribuir com nossa comunidade”, explicou Dayse Matias.

Além das palestras, os participantes puderam vivenciar práticas como neuromodulação tDCS, atendimentos de enfermagem e atividades voltadas ao estímulo cognitivo, que auxiliam no fortalecimento da memória e da saúde mental.

“Estar próxima da comunidade em um momento como este é fundamental. O Alzheimer não afeta apenas quem recebe o diagnóstico, mas toda a rede de apoio ao redor dessa pessoa. Ver o impacto que esse tipo de encontro causa nas pessoas reforça a importância do nosso trabalho e do compromisso que temos com a saúde mental e o envelhecimento ativo”, destacou Daniela Ferreira, reforçando a relevância de levar conhecimento e prevenção à população.

Recreio
Daniela Ferreira, do Instituto Neuroestar, e Dayse Matias, representante do Método Supera

Sobre as organizadoras

Daniela Barreto de Oliveira Ferreira é neuroterapeuta especializada em neuromodulação (Neurofeedback e tDCS/ETCC), neurocientista, neuropsicopedagoga clínica, psicopedagoga clínica e analista do comportamento aplicada (ABA).

É membro vitalício e conselheira internacional da Academia Mundial de Letras e Empreendedorismo (AMLE), professora do ensino superior e mestre em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB), nos Estados Unidos.

Com mais de 25 anos na educação e 10 anos de prática clínica, fundou o Instituto Neuroestar em 2023, iniciativa voltada à promoção da saúde mental e qualidade de vida.

Dayse Matias, alagoana, formada em Direito e com 40 anos, dedica-se há 10 anos à estimulação cognitiva de crianças, adolescentes, adultos e idosos pelo Método Supera. Além de atendimentos clínicos, ministra treinamentos e palestras, sempre combinando conhecimento técnico com um olhar humano e acolhedor. Atualmente grávida do seu terceiro filho, Dayse mantém sua atuação em constante atualização na área de neurociência.

O evento reforçou a importância de levar informação acessível, estimular práticas de prevenção e fortalecer a rede de apoio às pessoas que convivem com o Alzheimer, mostrando como iniciativas locais podem transformar a qualidade de vida da comunidade.

Para mais informações, os interessados podem acessar os perfis das organizadoras no Instagram: @superarecreio e @institutoneuroestar.

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!