Matérias e Colunas

Categoria:

Especialista revela quais são os desafios de empreender no exterior

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram

Empreender no exterior é um sonho de muitos brasileiros que almejam novas oportunidades e conquistar experiências, mas para embarcar nessa mudança de vida, é necessário estar disposto a enfrentar desafios e ter facilidade em se adaptar às diferenças e viver longe das suas origens.

20211022 154504
Muitas pessoas com a intenção de empreender no exterior escolhem países onde a língua portuguesa é a língua nativa.

O choque cultural é um dos maiores desafios de empreender no exterior, para que uma empresa cresça em outro país é necessário que o empreendedor se ajuste aos moldes do país de destino o que não é algo instantâneo, pois é necessário trocar experiências reais para que se perceba na prática os hábitos e costumes dos novos clientes, quais são as suas verdadeiras necessidades, que normalmente pode não haver semelhança com as necessidades do brasileiro.

Muitas pessoas com a intenção de empreender no exterior escolhem países onde a língua portuguesa é a língua nativa, com a certeza da facilidade da comunicação e com a falsa ideia de que as coisas funcionam como no Brasil, mas mesmo os países de língua portuguesa tem lá suas dificuldades de compreensão, pois a interpretação de algumas palavras são bastante diferentes do que o brasileiro costuma usar, falar ao telefone, inclusive, é uma das maiores dificuldades encontradas por brasileiros recém chegados em Portugal.

20211022 154709
Dani Loppes ministra cursos e palestras para empreendedoras que desejam abrir e gerir o próprio negócio, ajudando no empoderamento feminino.

Além da língua, encontra-se o obstáculo da legislação, pois cada país tem a sua e normalmente a maioria dos países estrangeiros são bastante rigorosos  quanto ao cumprimentos de suas leis, leis essas, que podem ser totalmente diferentes das praticadas no Brasil e para que não haja imprevistos e nem mal entendidos, os empreendedores em geral contratam profissionais especializados para darem orientação sobre o processo, o que, na verdade, oferece um outro risco, que seria a contratação de golpistas que se aproveitam da falta de fluência do idioma e da falta de conhecimento de como as coisas realmente funcionam.

Algo curioso é que em muitos países o brasileiro é conhecido por oferecer um ótimo serviço e devido a essa fama, a aceitação do público estrangeiro é gradativa e natural. Uma das maiores vantagens para o brasileiro empreendedor que escolher estabelecer a sua empresa fora do Brasil é a segurança que alguns países oferecem pelo baixo índice de violência, assim também como a estabilidade da moeda, que faz toda diferença nos negócios.

20211022 154539
A população de alguns países estrangeiros é muito exigente quanto ao produto ou serviço que compram.

Todo bom empreendedor sabe que em qualquer parte do mundo deve haver dedicação e disciplina, estar acima da média fará toda diferença já que a população de alguns países estrangeiros é muito exigente quanto ao produto ou serviço que compram, além de serem diretos na cobrança dos seus direitos.

Empreender fora do país exige não só o estudo de mercado, mas principalmente analisar se o negócio sobreviveria no exterior, caso o empreendedor decidisse viver no Brasil, como também analisar se o empreendedor conseguiria viver longe dele, pois embora pareça uma besteira, esse é um dos maiores motivos que pequenas empresas fecham no exterior: “a saudade de casa”.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!