Matérias e Colunas

Categoria:

Como sair do vermelho: sete dicas para a empresa

Taxação

Sair do vermelho pode ser um grande desafio para qualquer empresário e aceitar ajuda é fundamental para criar um planejamento eficiente e inteligente. Monitorar e gerenciar com sabedoria as finanças criam uma boa combinação para o sucesso do seu negócio e provavelmente será necessário rever pequenos pontos e aspectos para que essa mudança tão desejada chegue.

Seguem sete dicas para contribuir com a sua retomada financeira e sair do vermelho. Vamos lá:

Analise o atual cenário financeiro (sem medo) – Ainda não é comum entender no detalhe como o dinheiro e o caixa da Empresa são utilizados. É normal durante o período de bonança ignorar pequenos gastos e despesas e este é o momento ideal para fazer uma lista bem detalhada de todos os compromissos financeiros entendendo como o dinheiro vem sendo utilizado.

Reavalie suas despesas – Após analisar o atual cenário financeiro, reorganize e priorize o que de fato é importante para o negócio. Quais são as despesas obrigatórias que a empresa possui e quais são as não-obrigatórias? Organize e repense fazendo os ajustes começando pelas despesas não-obrigatórias.

Atualize o seu plano de negócios – Logo após analisar o seu fluxo financeiro fazendo os ajustes, chegou a hora de atualizar o seu plano de negócios e as devidas projeções financeiras. Suas metas são tangíveis e atingíveis? Trace objetivos curtos, reais e possíveis de serem alcançados no curto prazo gerando receita rápida.

Revenda ativos pouco utilizados – Observe se existe algum equipamento do mais simples ao mais complexo, pouco utilizado que pode ser vendido gerando uma entrada imediata no caixa da empresa. É normal ter equipamentos e utensílios parados e sem utilidade que podem ser utilizados nesse momento.

Fuja de novas dívidas – Se a empresa já está no vermelho, adquirir novas dívidas pode gerar o efeito bola de neve. Se for necessário tomar crédito, é muito importante uma análise detalhada e minuciosa.

Faça um estudo e uma análise com o seu contador – Entenda se existe alguma necessidade de readequação tributária e se todas as estratégias contábeis estão em conformidade e em dia. É comum ter a grata surpresa de um possível caso de redução de impostos e ou recuperação tributária geradas por falhas ou mudanças na lei.

Tome crédito com sabedoria – Ao final de tudo e se mesmo assim ainda existir a necessidade de tomar crédito, conte com a ajuda de um especialista para uma análise mais apurada em relação ao volume total e a melhor linha de crédito. Note que é importante tomar crédito para resolver o problema de uma vez só com uma nova parcela de dívida que caiba no novo fluxo da Empresa.

Espero ter contribuído para que a sua empresa tenha uma estratégia para sair do vermelho, prosperando financeiramente e gerando muitos negócios. Nos vemos num próximo artigo e caso queira escrever para mim, envie um e-mail para contato@marlonglaciano.com.br ou através do meu Instagram @marlonglacino

Sair do vermelho

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!