Falar sobre Alzheimer é também falar sobre cuidado, acolhimento, prevenção e qualidade de vida. Foi com esse olhar que o Supera Recreio promoveu, no dia 15 de setembro, no Auditório do Recreio Medical Center, o encontro “Alzheimer: do cuidado com o cérebro ao cuidado com a pessoa”. A iniciativa reuniu profissionais de diferentes áreas para compartilhar conhecimento e ampliar a conversa sobre saúde cerebral e envelhecimento.
Com participação gratuita, o encontro recebeu familiares, cuidadores, profissionais e pessoas interessadas em compreender melhor os impactos das demências e as possibilidades de cuidado. A programação trouxe diferentes perspectivas sobre um tema que envolve não apenas quem recebe o diagnóstico, mas toda a rede que está ao seu redor.
A pedagoga, gerontóloga, escritora e palestrante Cláudia Alves abordou os cuidados com a pessoa com Alzheimer e com quem exerce o papel de cuidador, destacando a importância de olhar para as necessidades de ambos.
A fonoaudióloga Débora Gomes, especialista em disfagia, gerontologia e neuromodulação, falou sobre a atuação da fonoaudiologia no atendimento à pessoa idosa com Alzheimer, enquanto o cirurgião-dentista Dr. Cleiton Titara, especialista em Odontogeriatria, Implantodontia e Odontologia Domiciliar, destacou a importância da saúde bucal no cuidado com o paciente idoso.
Também fez parte da programação a especialista em estimulação cognitiva Dayse Matias, que atua há mais de uma década nas áreas de saúde cerebral e desenvolvimento cognitivo. Ela apresentou o tema “O poder da estimulação cognitiva na redução dos fatores de risco para as demências”, reforçando a importância de manter o cérebro ativo e estimulado ao longo da vida.
A proposta multidisciplinar mostrou que o cuidado com a saúde cerebral não acontece de forma isolada. Fonoaudiologia, odontologia, gerontologia, estimulação cognitiva e educação podem contribuir, cada uma em sua área, para uma abordagem mais ampla do envelhecimento e das demências.
O encontro também está alinhado à atuação do Supera, empresa de estimulação cognitiva que está no mercado desde 2006 e possui mais de 250 unidades no país. A metodologia da instituição é baseada em princípios da neurociência e trabalha diferentes habilidades cognitivas e socioemocionais.
Mais do que uma noite de palestras, o encontro abriu espaço para uma conversa necessária: como cuidar melhor do cérebro e, principalmente, como cuidar melhor das pessoas. Em um cenário de envelhecimento da população, levar informação acessível e de qualidade para as famílias é uma maneira de contribuir para escolhas mais conscientes e para uma sociedade mais preparada para os desafios das demências.
Para acompanhar a programação com novos eventos, siga o perfil @superarecreio.

Siga: @suaredeutilita

























