Alguma vez você já se pegou numa situação de ter muitas peças no armário e nada para vestir? E comprar peças, de maneira aleatória, na maioria das vezes, não resolve o problema? Na verdade, o que está faltando não são roupas, mas saber combiná-las. A ideia de um “armário cápsula”, ou capsule wardrobe, é justamente reduzir a quantidade com peças que harmonizam entre si.
A primeira dica é em relação às cores. Muitas vezes somos atraídos pelas cores vivas que se destacam e chamam nossa atenção, e acabamos por deixar de lado as tonalidades que realmente nos possibilitarão mais combinações: os tons neutros. O branco, o off white, os tons de bege até o marrom, e a paleta de cinza até o preto, incluindo o azul marinho, nos ajudarão muito a montar variados looks.
Outra informação importante para as peças do seu armário minimalista é que elas sejam versáteis e combinem entre si. Essas escolhas precisam estar alinhadas com sua rotina, pensando nas suas atividades, no seu trabalho, nos locais que mais frequenta e no seu estilo.
Compras são bem-vindas se forem pensadas e analisadas. É recomendado sair de casa com uma lista baseada em itens que combinem com as peças que já possui. Incluir cores vivas também é permitido, desde que prefira uma cartela que se harmonize e complemente os neutros com mais personalidade.
Por mais que não esteja pronta para ter pouquíssimas peças, que você pelo menos leve a ideia para ter um guarda-roupa multiuso e que te possibilite sempre ter roupas para vestir.