Veja cinco dicas para evitar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é uma das queixas mais frequentes entre mulheres e causa inchaço não só na barriga, mas também nas pernas e nos pés. As origens da retenção são várias, que podem ir desde alterações hormonais ao sedentarismo, mas as dicas a seguir te ajudam a fugir desse incômodo.

20220111 091853
A drenagem é uma ótima estratégia para se livrar do excesso de líquidos no corpo.

Cuidado com a alimentação – O consumo exagerado de sal ou de alimentos industrializados é uma causa comum da retenção de líquidos. Pra suavizar o problema, vale a pena investir em uma rotina alimentar mais saudável, priorizando alimentos diuréticos, como a melancia, e aumentando o consumo de alimentos ricos em potássio, como beterraba cozida, abacate, suco de laranja…

Beba mais água – O baixo consumo de água também é um dos inimigos de um corpo saudável. É recomendável o consumo de cerca de 2 litros por dia!

Invista em chás diuréticos – Essa é uma ótima opção para garantir que o excesso de líquido será eliminado. Algumas opções são o chá de cavalinha, hibisco, chá verde, salsinha e castanha da Índia.

Exercício físico – Outro grande inimigo da saúde é o sedentarismo, então nada melhor que uma rotina de exercícios para garantir que o inchaço não vai se instalar. A contração de grandes grupos musculares força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina, melhorando a retenção.

Drenagem linfática – A drenagem é uma ótima estratégia para se livrar do excesso de líquidos no corpo. A técnica tem como objetivo estimular o sistema linfático e eliminar o excesso de fluidos. Além de ajudar na retenção, ela ainda suaviza a celulite, diminui edemas, favorece a eliminação de toxinas e promove relaxamento e bem-estar!

* Artigo publicado pela colunista Gisele Salles, especialista em nutrição clínica funcional e modulação intestinal. Atende no Instituto Angélica Mendes.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!