Matérias e Colunas

Categoria:

Programa Asfalto Liso avança pelas vias da Barra e do Recreio

O programa Asfalto Liso, que vai revitalizar mais de 450 quilômetros de vias cariocas até 2024, priorizando os grandes corredores, avança pela região da Barra e do Recreio.

Enquanto os trabalhos do programa estão praticamente concluídos em locais como as avenidas Lúcio Costa, Fernando Mattos, Alfredo Balthazar da Silveira e General Guedes da Fontoura, a Estrada da Barra da Tijuca recebe serviços de fresagem e aplicação de massa asfáltica, tanto na direção da Estrada do Itanhangá quanto no sentido da Praça Desembargador Araújo Jorge.

Programa
O projeto, executado pela Secretaria Municipal de Conservação, tem o apoio da Subprefeitura da Barra.

O secretário de Conservação, o engenheiro Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que a tecnologia é uma grande aliada na execução do Asfalto Liso.

“Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com os dados de equipamentos como o scanner, que lê os defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma”, explica ele.

“É com o resultado desse estudo que definimos, por exemplo, quais trechos vão precisar do reparo profundo, de forma a garantir a durabilidade da pista”, acrescenta.

O subprefeito da Barra, Raphael Lima, enfatiza a qualidade do projeto. “O Asfalto Liso é um importante programa, um serviço de recuperação de vias, que prioriza sempre as ruas e avenidas mais movimentadas da cidade. O trabalho não é um tapa-buraco, trata-se da remoção das camadas de asfalto antigas e a implantação de uma nova camada”, diz ele.

Desde o início dos trabalhos da Prefeitura do Rio na região da Barra e do Recreio, em março de 2022, oito vias já foram contempladas com o programa Asfalto Liso, totalizando mais de 17 quilômetros de pavimentação nova em folha. Além disso, em breve, serão mais 12 quilômetros recuperados, trazendo mais segurança para a população e contribuindo para a fluidez do tráfego. Assim que os serviços na Estrada da Barra da Tijuca estiverem concluídos, as equipes seguirão pela Estrada do Itanhangá.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!