Como diferenciar investimento de gasto?

1decoracaojaneiro interna copia 6

 

Muitas pessoas têm dificuldade em diferenciar gasto de investimento! Você é uma delas? De forma prática, tudo o que você compra é um gasto e essa ação pode ser categorizada de várias formas. As mais conhecidas são duas: despesa e investimento.

Investimento é um tipo de gasto. Penso que é o melhor deles, pois ele cria sorrisos. Lembra daquele item que você comprou para melhorar o seu escritório e ou a sua casa? Provavelmente sua justificativa foi dizer que foi um “ótimo investimento”, não é mesmo? É porque é.

Nós, seres humanos, somos movidos por sentimentos, emoções e razão. O investimento está atrelado a melhorar ou potencializar algo.

Em tempos de pandemia, posso afirmar que a maioria das casas recebeu um investimento para melhorar ou adequar um dos ambientes para o trabalho. Devido a este investimento, novos itens foram adquiridos, como: uma cadeira mais confortável, um monitor maior e um microfone para facilitar as reuniões virtuais.

Costumo simplificar a forma como as explicações financeiras são dadas, pois nós adultos, aprendemos com exemplos reais. Por isso, este artigo apresenta de maneira mais lúdica e leve para te ajudar a entender de uma vez por todas que investimento é um gasto.

Vou te contar um segredo, toda vez que você tiver dúvida se este gasto que pretende fazer é um investimento, faça as seguintes perguntas a si mesmo: O que terei de benefício na minha vida, no meu trabalho e ou na minha casa ao comprar este item? Eu vou gerar mais oportunidades de riqueza para a minha empresa? Se eu não comprar este item, qual é o impacto que terei?

E para concluir, falando da parte técnica para que você enriqueça os seus pensamentos:

Gastos: Todo e qualquer desembolso financeiro que você faz, isto é, tudo que sai do fluxo financeiro se tornando uma despesa. A melhor maneira de identificar isso, é ter o controle disso, seja em uma planilha ou aplicativo.

Investimento: É um tipo de gasto que sai do seu fluxo de caixa com a expectativa de aumentar os benefícios em alguma área da sua vida, seja pessoal ou profissional.

Espero ter contribuído com a sua evolução pessoal e financeira! Ah! Não esqueça de avaliar a partir de agora se os seus gastos são mais voltados para investimentos ou simplesmente despesas!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!