Tapioca X Pão, qual a melhor opção?

1decoracaojaneiro interna copia 5

No último post falamos sobre como seria a escolha ideal de um pão integral. E a dúvida que muitos possuem é: a tapioca é mais saudável que o pão? Qual escolher para consumir no dia a dia?

O alimento é único. Não existe vilão ou mocinho em um plano alimentar diversificado, e bem planejado por um nutricionista. Porém, existem algumas diferenças importantes.

Cada 2 colheres de sopa de tapioca (uma tapioca bem pequena) correspondem em calorias à 2 fatias de pão de forma, sendo que a tapioca possui basicamente carboidratos e o pão possui metade dos carboidratos da tapioca e ainda possui alguma proteína e fibras ( se for integral contêm mais fibras que o comum). No caso das fibras e proteínas, elas lentificam a absorção dos carboidratos fazendo com que o pico de glicose no corpo seja de menor impacto. Isso é muito importante em doenças como diabetes e no processo de emagrecimento.

Então, comer tapioca é ruim? Não. Podemos adicionar a ela recheios com proteínas (queijo, sardinha, atum), aumentar a quantidade de fibras colocando por exemplo, a chia na massa da tapioca. Também ocorre que algumas pessoas não digerem bem o pão e se sentem estufadas, sendo a tapioca uma boa opção de troca. E em algumas doenças em que o paciente não pode consumir glúten, como a doença celíaca. Serve também para os intolerantes ao glúten.

O conjunto do que será consumido ao longo do dia e o equilíbrio nutricional não impede de incluir tanto a tapioca quanto o pão de preferência o integral na sua rotina. Consulte o nutricionista!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!