O Direito continua sendo uma das profissões mais estimadas no Brasil. Vestibulares concorridos e o sonho de ser chamado “doutor” culminam, posteriormente, na rotina dos advogados que realmente se dedicam a uma profissão nem um pouco glamorosa na vida real. Afinal, tratar dos tramites legais no cotidiano das pessoas não é fácil, mas pode ser bem prazeroso quando gostamos da atividade.
Para tentar entender um pouco mais sobre o amor que move esses profissionais a fazer valer, todos os dias, a Justiça, conversamos com Lucianne Medeiros, da Advogadas Recreio, profissional que atua na área desde 2002.
“O direito é o responsável por garantir a ordem, para que a justiça seja feita sem que haja a interferência emocional. Devemos lembrar que o dever do advogado é com a causa de forma profissional e não com a questão de forma emocional em si”, explica. A advogada nos fala um pouco sobre a sua rotina e porque escolheu essa carreira. Confira:
Quando você decidiu ser advogada? Conte-nos sobre seu início na carreira, etc.
Decidi ser advogada no mesmo ano em que entrei na faculdade em 1997, ainda com 17 anos, e desde então sempre atuei nessa área.Era muito nova, tendo me formado aos 22 anos e sofrendo alguns preconceitos na profissão. Mas nunca desisti de atuar como advogada.
Quais são os benefícios e malefícios da profissão?
Atuar no direito é minha verdadeira paixão, sempre gostei de lutar pelos interesses das pessoas, não vejo malefícios.
Por que escolheu abrir seu escritório no Recreio?
Porque moro no bairro e grande parte dos meus clientes reside aqui.
O que mais gosta no bairro?
Conforto da minha moradia e conforto do meu escritório
Você faz algum tipo de projeto social na sua área? Por exemplo, atende pessoas carentes?
Sim, realizo. Há pouco tempo, recebi um pedido de ajuda de uma mãe que teve negado pelo estado o leite que alimentava seu filho (que tem alergia alimentar crônica). Fiquei totalmente envolvida com o fato e fui correndo para o plantão judicial para resolver o problema.
Atualmente Dra. Lucianne atua em parceria com a também advogada Cristiane Gandra. Elas, que compõem as Advogadas do Recreio, atuam na área cível, familiar, trabalhista, consumidor e criminal.Para acompanhar, basta acessar a página do escritório (facebook.com/advogadasrecreio) ou o site (www.advogadasrecreio.com.br).