Matérias e Colunas

Como o coach pode destravar o medo de mudar?

A incessante busca do ser humano é por ter uma vida feliz e de sucesso em todos os aspectos. Segundo pesquisas, 87% dos brasileiros estão insatisfeitos com sua vida, carreira ou relacionamentos. A dificuldade de iniciar a mudança é porque as pessoas não conseguem entrar em ação. O medo é e sempre foi o maior inimigo da humanidade.
Um dos principais ganhos do coaching é a minimização ou a eliminação do medo para que nos tornemos seres humanos funcionais, felizes e satisfeitos.
Há 20 anos, o coaching chegou ao Brasil. Trata-se do processo que utiliza uma metodologia cientificamente comprovada e, através de técnicas e ferramentas, provoca mudanças significativas na vida do cliente, seja no campo pessoal ou no campo profissional.
O processo leva cerca de dois meses, se as sessões forem semanais, mas já no primeiro encontro o coachee (cliente) define seus objetivos com o processo. Nas demais sessões são identificados comportamentos sabotadores e crenças limitantes que impedem o alcance dos resultados desejados. O autoconhecimento é o ponto de partida, uma vez que é a partir dele que os pontos fortes são reforçados, melhorando a autoestima, o autoconceito e a autoconfiança, e os pontos de melhoria são identificados, a fim de serem desenvolvidos.
O coach (profissional de coaching) apoia o coachee para que ele não perca o foco e alcance as metas de cada etapa, acompanhando seu desenvolvimento e o estimulando a ter uma visão de futuro que crie entusiasmo, coloque sua energia na mudança desejada e avalie o impacto das mudanças em sua vida, aumentando o seu nível de esperança. Para tanto, o total comprometimento de quem busca é fundamental, pois ele é o principal responsável pelo alcance dos resultados.
Esse processo desperta o potencial máximo rapidamente, facilita o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos, proporcionando a libertação de sentimentos negativos que atrapalham a vida e impedem o crescimento, como o medo de mudar, por exemplo. Todos nós possuímos as respostas para os nossos próprios problemas; só precisamos de alguém que nos faça refletir.
“O que ficou para trás e o que está à nossa frente é pouco em comparação com o que está dentro de nós.” (Ralph Waldo Emerson)



Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!