Especialista alerta para o risco de incêndio doméstico

Photo via VisualHunt.com
Photo via VisualHunt.com

 

É verdade que a maioria dos incêndios domésticos ocorre acidentalmente, mas é verdade também que muitos deles são causados por falta de conhecimento e alguns são desastrosos e acarretam em perdas materiais e, inclusive, de vidas. O que muitos não sabem é que o botijão de gás é considerado um dos maiores vilões de incêndios domésticos. E para evitar esse tipo de incêndio, o especialista em prevenção à incêndios, Wesley Pinheiro, diz que as pessoas devem se atentar para alguns cuidados que garantem a total segurança.

“Para evitar situações desagradáveis é necessário contratar um profissional habilitado ou uma empresa especializada para revisar toda a parte elétrica, guardar os materiais inflamáveis em local apropriado e ventilado, evitando fumar dentro de casa e jamais dormir fumando. Além disso, não guardar muito material de casa, esconder fósforos e isqueiro, carregar o celular numa base fria como o chão da casa e nunca em cima da cama, não abandonar a cozinha  quando estiver utilizando o fogão, assim como ter um extintor de pó do tipo ABC”, descreve Wesley.

O especialista alerta, ainda, para as principais causas do incêndio doméstico. A sobrecarga de equipamentos elétricos, mal estado de conservação dos equipamentos elétricos, falta de revisão nos sistemas elétricos e dos dispositivos de segurança chamados de disjuntores, desarranjos dos produtos infláveis, vazamento de gás, cigarro, celular carregando em cima da cama, álcool líquido na churrasqueira e óleo superaquecido na frigideira são alguns deles.

Logo, com esses cuidados simples, a casa pode se tornar um ambiente muito mais seguro, trazendo mais proteção para você e sua família. Esteja sempre atento às dicas de quem entende do assunto.

Ilha do Governador – O caso mais recente no Rio de Janeiro foi na Ilha do Governador, onde um incêndio – ocasionado por um equipamento usado assim como um vazamento de gás – destruiu um apartamento na região no mês passado. Segundo informações dos bombeiros, houve feridos e os moradores tiveram que deixar o prédio por conta do forte cheiro da fumaça. Além disso, não houve danos estruturais ao prédio.

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!