Mês do consumidor: quais as melhores estratégias para conquistar o cliente?

Uma vez que você identifique as necessidades e gostos do seu cliente em potencial, se aproxime deles de uma forma única e autêntica.

Hoje em dia, as marcas que promovem maior engajamento do cliente são as mais bem sucedidas, gerando a lealdade do cliente, que é atraído pela criatividade e pela forma única e genuína que as grandes marcas sabem como promover, entendendo a necessidade que o consumidor tem e principalmente, levando isso ao coração, ao centro do negócio.

Então, como exatamente conseguimos oferecer a melhor experiência ao cliente, e obter o melhor engajamento e melhores resultados? Aqui estão algumas formas para ganhar a lealdade do seu cliente para o longo prazo:

Uma vez que você identifique as necessidades e gostos do seu cliente em potencial, se aproxime deles de uma forma única e autêntica.
Uma vez que você identifique as necessidades e gostos do seu cliente em potencial, se aproxime deles de uma forma única e autêntica.

Faça com que a experiência do seu cliente seja pessoal e autêntica.

A experiência do cliente sempre começa com um relacionamento mais pessoal e confortável. Primeiro, faça um esforço para entender quais são os seus clientes em potencial. Envie questionários para saber quais são suas necessidades e analise com cuidado seu comportamento de consumo. Por exemplo, preste atenção ao seu histórico de compras usando algumas ferramentas analíticas que hoje estão disponíveis a qualquer pessoa facilmente na internet, para que você entenda melhor seu comportamento social, gerando uma visão detalhada dentro de suas preferências.

Uma vez que você identifique as necessidades e gostos do seu cliente em potencial, se aproxime deles de uma forma única e autêntica. Contate-os nos seus canais de preferência, redes sociais, chame-os pelo seu nome ou apelido em todas as conversas e entregue sempre o que eles precisam ou até mais a fundo o que eles querem da sua marca.

Seja proativo

Estar um passo à frente dos seus clientes é uma forma certa de ganhar a sua confiança. A maneira mais recente e eficaz do comércio conversacional, que aproxima do cliente de forma simples, com um bom papo, é um ótimo exemplo das marcas que simplificam e enriquecem a experiência do cliente de uma forma bem proativa.

Algumas grandes empresas, identificaram o fato de que o SMS e mensagens como WhatsApp são as formas preferidas dos consumidores de manterem contato, então muitos escolheram implementar o engajamento do cliente nesses canais para conveniência dos próprios clientes. Por exemplo, simplificar o processo de pagamento, comunicando as horas de disponibilidade nesses canais, enviando ofertas atrativas antes do período sugerido, e providenciar as informações detalhadas da entrega do produto são as melhores formas de manter o seu cliente informado e seguro sempre.

Seja criativo nas táticas de marketing

A lealdade do seu cliente é conquistada também quando existe uma experiência de compra divertida. Os clientes mais jovens, por exemplo, são especialmente mais receptivos quando criada uma tática de marketing. A mídia social é muito popular para o engajamento desta faixa etária de clientes, com marcas fazendo competições, dando o tour por trás das câmeras, e oferecendo recompensas para clientes socialmente responsáveis.

Sua marca deve considerar mais engajamento nas mídias sociais e ofertas de promoções para o perfil de clientes específicos, como enviando presentes ou prêmios nas datas de aniversário e acúmulo de pontos. Deixe o seu cliente ter bastante diversão, e o premiê pela sua lealdade.

FIDELIDADE

E por fim, para tornar o seu cliente fiel, seja fiel a ele. A venda não termina quando seu cliente efetua o pagamento. Ela é um ato contínuo, um relacionamento, uma conquista. Toda pessoa gosta de ser lembrada e tratada com carinho, por isso, entre sempre em contato para saber como seu cliente está, se o produto adquirido está sendo bem utilizado e se ele está gostando.

A satisfação do seu cliente é o meio mais poderoso e eficiente de divulgação do seu negócio. Sempre tenha isso em mente e bons negócios.

* Artigo publicado por Paulo Rapuano,  especialista em Negócios Internacionais, Liderança, Empreendedorismo e CEO da First Line Medical. Formado em International Business na Barry University (em Miami), e com cursos de especialização em Leadership, Leadering in Crisis e Sales (Liderança, Liderando em crise e Vendas) em Harvard. É palestrante, tendo feito diversas palestras em Harvard sobre gestão, empreendedorismo, vendas e equipes.

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