O Varal RioFotográfico Naturela – A Natureza Vista por Elas – está presente no Parque da Prainha até o dia 4 de abril. Desenvolvida pelo fotógrafo João Luiz Lima, a série de exposições de fotografias de natureza pretende despertar nas pessoas o respeito pelo meio ambiente. Por estarmos em março, esta edição é uma homenagem às mulheres. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 8h às 17h.
Por lá, estão expostas 45 fotografias de flores e animais em liberdade clicadas pelas lentes de três fotógrafas associadas do fotoclube RioFotográfico: Claudia Saboya, Silvia Fagnani e Vania Rocha. Para esta, as mulheres conseguem absorver a delicadeza e exclusividade de tudo o que o acontece ao redor e a fotografia tem grande poder nisso tudo.
– A fotografia é transformadora, porque por ela podemos notar o meio onde vivemos, mas com uma visão de descobridor e de admirador, trazendo então a consciência do que significamos para o universo e o que ele significa para nós. Neste exposição, queremos homenagear de maneira delicada a riqueza de nossa fauna e flora, mas pela visão das mulheres.
De acordo com Saboya, olhar a natureza pelas lentes das máquinas conscientiza o ser humano.
– Essa arte que é fotografar faz a gente pensar na vida e refletir em como existem seres diferentes e brilhantes. Fotografar a natureza é trazer consciência aos homens de que um pequeno ato auxilia na preservação do meio ambiente – comenta ela.
Para Silvia Fagnani, diretora de Administração do RioFotográfico, a natureza é sagrada e merece todo respeito.
– Eu ficava até seis horas só observando pequenos seres vivos e vê-los ampliados me emocionava muito. Interagir com natureza sem afetá-la, sem
matar e sem destruir não tem preço – comenta ela.
Serviço
Av. Estado da Guanabara, s/nº – Recreio dos Bandeirantes