Já pensou em pegar um táxi e dar de cara com diversos livros e revistas para sua viagem ficar ainda mais bacana e você nem prestar atenção no trânsito pesado que corre lá fora? Na região do Recreio, Barra e Vargens, isso já é uma realidade.
O Bibliotáxi é a primeira rede social física de troca de livros dentro de um táxi, um projeto da Easy Taxi, criadora do aplicativo de mesmo nome que ajuda passageiros a encontrar taxistas. Os livros ficam disponíveis em um bolsão atrás do banco do motorista e do carona para os passageiros lerem enquanto viajam. Quem quiser, pode ainda fazer doações, conforme explica a CEO de Operações Brasil da empresa, Camila Ferreira.
-O projeto está disponível para todos os taxistas que são cadastrados na Easy Taxi. Os moradores do Recreio, Barra e Vargens podem contribuir doando livros nos próprios táxis que tiverem o projeto ou no posto de cadastramento na Avenida Armando Lombardi, 110, Barra da Tijuca – diz ela.
Tudo começou bem longe do Recreio, há três anos, mais especificamente na Vila Madalena, um bairro de São Paulo. Na ocasião, existia apenas um carro que carregava livros doados pelos moradores, até que o jornalista Gilberto Dimenstein, morador do local, procurou a Easy Taxi com o objetivo de ampliar a iniciativa.
Deu certo. Hoje o Bibliotáxi está presente não só no Recreio, mas até em outros países, como Chile, Peru e Colômbia. A iniciativa chamou a atenção de grandes grupos editoriais. Para se ter uma ideia, em maio, foram recebidos 80 mil livros do Grupo Saraiva e atualmente são mais de 100 mil títulos circulando em cerca de 10 mil carros espalhados pelo Brasil.
O que é o Easy Táxi?
A empresa Easy Taxi nasceu durante o Startup Weekend, realizado no Rio de Janeiro, em 2011. A ideia original era desenvolver um aplicativo que ajudasse a população a pegar ônibus, mas os fundadores do aplicativo souberam por meio de um dos mentores do evento que o Google já estava desenvolvendo esse projeto. Assim, eles passaram o restante do tempo pensando em uma nova ideia.
-No final do dia, por estar chovendo muito, tiveram uma grande dificuldade para conseguir um táxi e daí nasceu a ideia de desenvolver um aplicativo que ajudasse passageiros a encontrar taxistas. O nome do aplicativo já foi pensado para internacionalizar e resultou em um dos vencedores da edição do Startup Weekend e, em seguida, ganhou os mais importantes prêmios da categoria como IBM Smartcamp Brazil (2011), Startup Farm RIO (2011), TNW Awards Brazil (2012) e Spark Awards (2013) – comenta ela.
Hoje, Easy Taxi é uma multinacional presente em 33 países, 170 cidades (sendo 100 no Brasil) e o aplicativo é considerado o maior de serviços mobile do mundo. A empresa emprega mais de 1.300 funcionários e já registrou 15 milhões de downloads. Disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry, o app pode ser baixado gratuitamente pelo usuário e disponibiliza ferramenta para pagamento eletrônico, via cartão de crédito cadastrado no aplicativo.