A Barra da Tijuca não abriga apenas condomínios residenciais, shoppings e praia. O bairro também é lugar de concentração de empresas de tecnologia, até mesmo de algumas start ups, empresas jovens, mas que tiveram rápido crescimento.
![Tecnologia na Barra empresas aportam no bairro](https://utilitaonline.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Tecnologia-na-Barra-empresas-aportam-no-bairro.jpg)
Um exemplo é a empresa do alemão Patrick Wegener. Ele não aguentava mais perder horas e horas em engarrafamentos para fazer suas atividades e em meio ao caos, enxergou uma oportunidade de negócio. Foi assim que nasceu um aplicativo que liga o usuário ao motoboy mais próximo do local do endereço de coleta, o EasyDeliver.
– No Brasil, existem muitas oportunidades. Antes do EasyDeliver, eu respondia pelo setor de logística de um site de leilão de centavos e tive muitos problemas, mesmo em parceria com as maiores transportadoras do país. Foi a partir daí que me fiz a pergunta: por que não criar um serviço que eu mesmo gostaria de ter? – comenta.
Wegener se debruçou em pesquisas sobre o conceito de same day delivery, sistema de “entregas no mesmo dia”, algo comum no exterior em empresas como Google, Amazon, Ebay e Walmart. O alemão se interessou pela área da logística conhecida como last mile, considerada a mais delicada por tratar da entrega, que coincide com a maior quantidade de reclamações dos usuários.
Ampliação de negócios em tecnologia
Outra empresa de tecnologia na Barra é a Dinatech, uma multinacional com mais de 10 anos de atuação na América Latina que, desde 2011, vem ampliando seu trabalho no Brasil escolheu a Barra para ser a sua sede no país. Atualmente, seus serviços são de segurança da informação, TI e telecomunicações. O CEO para o Brasil, Vincenzo Di Giorgio, conta mais:
![Tecnologia na Barra empresas aportam no bairro 2](https://utilitaonline.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Tecnologia-na-Barra-empresas-aportam-no-bairro-2.jpg)
-O mercado no Brasil tem grande peso em relação à América Latina. Investimos nos profissionais altamente qualificados do país para a criação e desenvolvimento das soluções, parcerias e serviços por aqui – esclarece.
No exterior, a Dinatech trabalha com mobilidade urbana – como o controle dos trens e ônibus em Buenos Aires -, a produção de netbooks em torno de iniciativas de inclusão social e tecnológica nas escolas públicas, além de projetos de segurança pública e de desenvolvimento de software.
-Os nossos profissionais são capacitados e certificados, então isso traz qualidade para toda a cadeia, desde a venda até a gestão e manutenção continuada para todos os nossos clientes – comenta Di Giorgio.
Uma start up que não fica na Barra, mas seus serviços já funcionam a pleno valor aqui na região é a Dot Legend, especializada em desenvolvimento de softwares e aplicativos de mobile shopping. É dela o app BoaLista, um dos destaques de 2012 na Apple Store e Google Play, na categoria Aplicativos de Compra, e o Belezuca, outro app que recompensa clientes simplesmente por entrarem nas lojas, conferirem preços e claro, comprarem.