O Stand Up Paddle (SUP) é um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo. De origem havaiana (Hoe He’e nalu), o SUP é uma forma antiga de surfe e ressurgiu como uma maneira de os instrutores da pranchinha administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé e ter uma maior visibilidade e campo de visão.
Mas o SUP se tornou algo muito maior. Podemos fazer uma grande lista de seus benefícios como atividade física: equilíbrio e força, desenvolvimento do Core, grande gasto calórico (aproximadamente 700 calorias por sessão de treinamento), recrutamento de variadas cadeias musculares, desenvolvimento da coordenação, melhora da postura, aumento da capacidade aeróbica e improbabilidade de ocorrer lesões durante a prática.
Só que o SUP ainda é mais. Pois é de fácil aprendizagem, não tem restrição de idade, sexo, altura ou peso, lúdico, ao ar livre, reduz o stress e ansiedade pela liberação de endorfina e ainda proporciona bem estar e prazer pela injeção de serotonina no corpo.
Ou seja, a atividade é uma mistura de exercício, lazer e qualidade de vida. Junta a possibilidade de estar em contato com a natureza com a de fazer exercício de alto nível. Com ela, você trabalha os membros inferiores e superiores, o sistema cardio, adquire hábitos saudáveis e curte o mar e a lagoa.
Existem diversos locais na Barra e Recreio para a prática, mas muitos estão na ilegalidade, sem a supervisão e orientação de um professor de Educação Física. Procure um profissional habilitado, ou seja, que tenho seu registro no Conselho de Educação Física para maior segurança com seu treinamento, e reme!