Ser empreendedor é um desafio, mas um caminho de possibilidades infinitas. A diferença está como elas são consideradas e transformadas. Foco no problema ou na solução, ameaças no lugar de oportunidade, competição ao invés de inovação. A diferença entre os empreendedores que trilham uma jornada bem sucedida, daqueles que se mantém com esforço e alguns até desistem, está em ser simplesmente empresário ou ser um líder empreendedor.
A liderança é fator relevante para o empreendedorismo, porque produz as habilidades de campeões. Lembrando que liderar não é chefiar, tampouco mandar. Um líder é aquele que é capaz de fazer os outros executarem o que precisa, pela influência e por um propósito. Ele dá sentido às estratégias e atividades.
E como a liderança pode impactar positivamente na vida empresarial?
Em tudo, pois o líder que é empreendedor consegue integrar pessoas, negócios, visões. Ele decide hoje, pensando no resultado do futuro. Ele vai além dos números frios. Ele sabe que o resultado do seu negócio depende das suas atitudes, comportamentos e decisões, inclusive o reflexo na equipe. E principalmente que seu negócio é consequência do seu modelo de gestão e sua direção.
Um líder empreendedor é proativo, humilde, visionário, decidido, disciplinado, comprometido, influente, integrador e principalmente justo. A união da liderança com o empreendedorismo é a alavanca para potencializar toda a empresa, pois reúne competências técnicas, experiências e habilidades comportamentais, tudo em prol do negócio.
São vários os ganhos:
- Visão ampliada do mercado
- Conhece a necessidade dos seus clientes
- Faz mais com menos
- Tomada de decisões mais acertadas
- Assume riscos calculados
- Melhora o modelo de gestão
- Possibilita o desenvolvimento das pessoas
- Cria uma boa rede de relacionamento
- Sua equipe trabalha em direção ao negócio
- Lucros sustentáveis.
E como se transformar neste líder empreendedor?
- Escutar mais as pessoas (clientes, equipe, parceiros etc.)
- Ter uma visão, missão e propósito claro do seu negócio
- Investir no desenvolvimento humano (seu e da equipe)
- Manter uma rede de relacionamento saudável
- Ter foco, disciplina e persistência nas estratégias
- Reconhecer os erros e fazer os ajustes necessários
- Ter metas claras e específicas, envolvendo seus colaboradores
- Ser inovador no lugar de competidor
- E ser um visionário, pensando e olhando sempre à frente do seu mercado.
Seja um líder empreendedor. Os ganhos são bem maiores do que os sacrifícios de mudar o padrão de pensar, agir e relacionar. Seus clientes ficaram mais satisfeitos, gerando mais vendas e faturamento. Seus colaboradores mais felizes, trabalhando em direção às suas estratégias. E consequentemente seus resultados serão melhores e mais duradouros.
Sucesso!