O turismo na Barra vai decolar, se depender do novo diretor do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), Cláudio Magnavita. Em encontro realizado na última quinta-feira, 5 de março, com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), ele apresentou planos para o desenvolvimento turístico do bairro.
Segundo o diretor, que também faz parte do Conselho do Ministério do Turismo, é presidente nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e é conselheiro titular do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Barra da Tijuca tem grande importância para a Cidade Maravilhosa no quesito viagens e precisa estar na rota de qualquer visitante.
-Não há destino no mundo que tenha recebido tantos empreendimentos hoteleiros de uma única vez. A natureza local com toda sua beleza, os serviços e os produtos oferecidos, como o mercado de luxo, por exemplo, são atrativos e pontos exclusivos do bairro – comenta ele, que foi um dos responsáveis pela redação do Plano Nacional de Turismo 2013/2014 e já esteve a frente das secretarias de Turismo do Rio, Bahia e São Paulo.
Réveillon e Natal no turismo na Barra
As festas de fim de ano, como o Réveillon e o Natal, também estão nos planos de turismo na Barra. O projeto de Natal já foi apresentado ao subprefeito Alex Costa e terá como atração principal uma projeção mapeada e artística na parte externa da Cidade das Artes, além de corais e concertos de Natal. Além disso, a Rio CVB está projetando ações para estimular os shoppings nas decorações de fim de ano, estabelecendo mais um produto turístico para essa época do ano, incentivando as compras. Sobre o Réveillon, as negociações ainda acontecem.
– Estamos tratando ainda com os hotéis da Barra a respeito de investimentos para realizarem um espetáculo pirotécnico na orla e na lagoa. Pretendemos oferecer vantagens aos cariocas e turistas especialmente na noite de 31 de dezembro, como por exemplo, estacionamento nos shoppings da região e um transporte especial que leve os espectadores até os pontos de queima de fogos. Dessa forma, faremos um evento organizado e atrativo para todo mundo – comenta ele.
Turismo na Barra: maior parte é da área de negócios
Uma característica do turismo na Barra é a presença maciça de hóspedes da área de negócios, por isso, existem planos para retê-los no final de semana na região. Segundo Magnavita, a proposta é estimular os atrativos turísticos e comerciais do bairro para prorrogar a estada desses visitantes. Para isso, algumas ações entre a rede hoteleira, estabelecimentos comerciais e culturais estão sendo negociadas.
Outro ponto ressaltado diz respeito ao uso comercial do aeroporto de Jacarepaguá. Na sua opinião, o local deveria ser usado para voos comerciais, o que atingiria de forma positiva todos os segmentos, aumentando a quantidade de turistas, sejam de lazer, sejam do mercado corporativo.