1. O que é o Treinamento Funcional?
É um programa de treinamento que irá resgatar os déficits do seu corpo adquiridos durante sua vida que atrapalham seu dia-a-dia. Entre eles: a amplitude dos movimentos, a mobilidade e a estabilidade articular e a força e resistência muscular.
2. Qual a diferença entre musculação e Treinamento Funcional?
A musculação trabalha o músculo isoladamente e de forma específica e o Treinamento Funcional trabalha o movimento, com um conjunto de músculos de forma integrada.
3. Quais são os objetivos do Treinamento Funcional?
Melhorar a mobilidade e a estabilidade das articulações e fortalecer os músculos responsáveis pela estabilidade e manutenção da postura.
4. Quais são os benefícios?
Manutenção da boa qualidade do padrão dos movimentos, equilíbrio muscular e diminuição das incidências de lesão. Este conjunto de benefícios ocorre pela utilização de movimentos integrados de várias articulações, o que estimula a concentração e desenvolve a coordenação motora, a força, a velocidade, a resistência muscular, o equilíbrio, o ritmo, a capacidade de orientação, melhora a postura, a performance nos esportes e permitem a realização dos movimentos e atividades diárias de forma eficiente.
5. Quais são os materiais utilizados?
Peso corporal, bandas elásticas, bolas (fitball, fisiobol, medicine ball), bosu, escadas de agilidade, elásticos, fitas de suspensão, kettelbell, giro-plano, mini-trampolim, pranchas proprioceptoras, etc
6. Quanto tempo dura o treino?
Segundo o ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) você só precisa de 20 a 30 minutos por dia.
7. Quem pode praticar?
Respeitando os limites? De sedentários a atletas de alta performance. Crianças, idosos, gestantes, cardíacos, diabéticos, lesionados…
8. E quanto à estética?
Promove definição da musculatura e melhora da postura. Além disso, se houver um enfoque aeróbico ao treinamento, pode proporcionar um excelente gasto calórico que auxilia no emagrecimento.
9. Treinamento Funcional causa hipertrofia?
Se a pergunta real for, “vou ficar grandão?”. A resposta é não. Você não vai conseguir o corpo de um fisiculturista. Mas um aumento harmônico e discreto irá acontecer.
10. Onde praticar?
Com personal trainner, em grupos na praia e em estúdios com aulas coletivas de circuito.