O preenchimento labial é pouco invasivo e tem o objetivo de realçar a beleza da boca e torná-la mais simétrica. O procedimento ajuda a definir os lábios e reduzir os efeitos do envelhecimento. O procedimento feito com ácido hialurônico é o mais indicado, pois a substância é produzida naturalmente em nosso organismo, evitando reações alérgicas.
Assim, a substância oferece mais segurança e melhores resultados. O ácido é injetado na região do lábio para proporcionar volume, contorno e simetria. Desta forma, o especialista modela e realiza o procedimento com creme anestésico, dando mais conforto durante o preenchimento.
A quantidade aplicada será determinada pelo médico a partir da avaliação do paciente. Para reposição de volume, os lábios podem ser preenchidos com harmonia à simetria da face. Nestes casos, a técnica é realizada no lado interno da boca, nas duas linhas que se encontram entre os lábios e o nariz, proporcionando elevações uniformes e atenuando as rugas.
Por menores que sejam, as primeiras rugas que aparecem afetam o contorno e a firmeza dos lábios. As marcas de expressão surgem de forma natural na pele e podem ser atenuadas e evitadas com cuidados específicos e protocolos estéticos, como o preenchimento labial.
O preenchimento leva cerca de 10 dias para apresentar resultados. Para reforçar os benefícios da técnica o paciente deve evitar impacto na região durante dois dias, exposição ao sol e atividades físicas. O preenchimento pode durar em média um ano e meio no organismo.
Por se tratar de um produto que estimula a produção de colágeno, os resultados podem permanecer em até três anos, mesmo que com uma intensidade menor. Em média, o preenchimento é feito com 1ml de ácido, podendo variar conforme a assimetria dos lábios.
* Artigo publicado pela colunista Dra. Rosana Gonçalves, especialista em estética avançada há mais de 25 anos.