O Grupo HEL (Hotéis, Eventos e Lazer), especializado em eventos corporativos, live marketing, viagens de lazer e incentivos, além de trabalhar marketing e representação de hoteis, que possui 17anos de existência com ampla experiência no mercado, está projetando um cenário bastante positivo neste segundo semestre de 2022.
Com isso, certamente colherá os frutos de todo investimento tecnológico que fez durante a pandemia para a realização de eventos, por meio da sua plataforma de convenções online. O ano de 2022 já projeta um crescimento de 30% em relação a 2021, com faturamento em torno de R$ 35 milhões.
Com a retomada dos eventos presenciais e o “boom” de marcações de eventos corporativos, a expectativa para 2023 é de um crescimento na ordem de 50% em relação a 2022, projetando um faturamento em torno de R$ 53 milhões, pois a demanda de leads tem crescido mensalmente e já há eventos sendo planejados e novos briefings sendo colhidos para o ano de 2023.
Tudo isso acontece em função da demanda reprimida, por consequência da falta de espaços disponíveis e mão de obra qualificada, pois a pandemia impactou o setor fortemente, fazendo que ocorresse uma descontinuidade de muitos fornecedores que migraram para outros setores.
“Caso não ocorram mais restrições, devemos ter cerca de 70 eventos ainda este ano, mesclando entre híbridos e presenciais. Vale ressaltar que muitas festas de fim de ano estão sendo agendas para janeiro de 2023, por conta dos espaços lotados e esta forte demanda já nos levou a contratar mais colaboradores, aumentando nosso quadro em 30% do que tínhamos em 2021”, destaca Fabrício.
Em 2006, quando o Grupo HEL iniciou suas atividades, o investimento inicial foi de R$ 300 mil. A equipe começou com apenas 5 colaboradores e 2 sócios. Agora, já são mais de 3 mil eventos em 17 anos, ou seja, uma média de 170 por ano. Hoje, o Grupo HEL tem parcerias no mundo inteiro com os programas de incentivo e lazer dos clientes (www.clubehel.com.br).
No âmbito internacional, com o segmento de incentivo, o grupo possui diversas parcerias em todos os continentes com capacidade de entrega não somente de viagens corporativas, bem como lazer e incentivo, o que abre um espectro grande de atuação internacional.
Em 2020, apesar da pandemia, o grupo investiu nos eventos online e teve um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Mesmo com a crise, o faturamento chegou a mais de R$ 20 milhões, com mais de 100 empresas sendo atendidas. Uma das chaves para o sucesso foi a experiência que já existia com os eventos remotos há 3 anos.
O CEO Fabrício Granito ressalta que os eventos já eram transmitidos pelas redes sociais e algumas plataformas. Então, ao estourar a pandemia, foi preciso transformar os produtos presenciais em online, além de lançar eventos e produtos exclusivos no mercado.
“Logo no início da pandemia, em abril, fomos a primeira agência a fazer lives corporativas e aí não paramos mais. O produto que vendemos foi nossa festa junina online, além de outras 20 festas para diversas empresas e, até o fim daquele ano, já tínhamos feito mais de 75 eventos”, ressalta.
No decorrer de 2021, as demandas por eventos híbridos superaram a dos eventos virtuais e, já no segundo semestre, os eventos presenciais foram retomados. Em alguns do tipo corporativo, observou-se a presença de até 1,2 mil pessoas, o que gerou um faturamento de R$ 27,5 milhões e uma expectativa positiva da retomada para 2022, que apesar do recrudescimento do vírus com a variante ômicron, notou-se um aumento gradativo a partir do segundo trimestre, movimentando os presenciais e projetando um crescimento na ordem de 60% em relação a 2021, onde o faturamento praticamente dobrou.
No âmbito internacional, no segmento MICE, a empresa possui diversas parcerias em todos os continentes com capacidade de entrega, não somente das viagens corporativas, bem como viagens de lazer e negócios, o que abre um espectro grande de atuação internacional.
“Iniciamos uma campanha, junto ao nosso portfólio de clientes, sobre tendências de destinos de incentivo, não somente para viagens de grupos, como também para produção de eventos internacionais. Destinos como Portugal, Itália, Emirados Árabes, México, Colômbia, Egito, Ilhas Maldivas e Marrocos estão em nosso radar para oferecer experiências únicas e fora da caixa, com intuito de reforçar nossas parcerias com programas muito voltados à conexão de colaboradores das empresas, em busca de melhores resultados e maior integração dos stakeholders”, informa Fabrício.
O Grupo HEL, por ser uma empresa inovadora, investiu pesado em tecnologia e hoje conta com uma plataforma robusta de reservas de hotéis, que é alimentada com tarifas junto aos melhores hotéis do Brasil, bem como em diversas redes internacionais, o que os torna diferenciados com sua plataforma própria e gestão de CRM. Recentemente, foi lançada a plataforma de eventos do grupo, onde um evento poder ser solicitado através de cliques por meio de um menu com infinitas opções de setup previstos em eventos.
Essa plataforma está alimentada com espaços e equipamentos de todos os hotéis do Brasil, além de toda a gama de opções para realização de um evento, seja alimentos, bebidas, brindes, fazendo com que o Grupo HEL seja pioneiro em oferecer esse diferencial aos travel managers de diversas empresas de seu portfolio, bem como para todas as empresas que buscam inovação e praticidade.
“Nosso foco, a partir de agora, é mostrar ao mercado que o Grupo HEL também é uma empresa que busca preencher todos os requisitos de ESG, recusando leads que contrariem as normas e tendências por um mundo mais sustentável e inclusivo”, afirma Fabrício.
Outro segmento do Grupo HEL que também está em franco crescimento é a representação de hotéis, onde é possível observar um aumento de 50% este ano com novos hotéis de luxo em destinos exclusivos no Brasil, como Fernando de Noronha, por exemplo. “Nosso segmento de consultoria e marketing também está apto a oferecer serviços de gestão em hotelaria, um produto que desenvolvemos e que poderá gerar bons frutos já neste ano”, destaca Fabrício.
Em janeiro de 2023 vamos realizar a ExpoLuxo Brasil, um evento online pioneiro de exposição de hotéis nacionais e internacionais do segmento luxo, que já conta com a adesão de diversos hotéis, onde foram investido mais de R$ 400 mil em uma nova plataforma exclusiva para iniciar nessa primeira edição.
Em junho de 2022 será lançada a 4ª edição da revista Corporate com tiragem de 20 mil exemplares, com um conteúdo bem atual, constando artigos e matérias do GrupoHEL e de muitos parceiros e fornecedores do nosso trade. Uma revista que se tornou referência no segmento de eventos.
Estamos muito animados tambem com nosso mais novo projeto, onde já fizemos um investimento na ordem de R$ 500 mil e que será uma nova plataforma digital www.eventosnabarra.com.br com foco em transformar a Barra da Tijuca na maior referência como um destino MICE no Brasil, voltado para todo o trade, como uma base de dados de todos hotéis, espaços e equipamentos concentrados nessa região, habilitando a todos interessados em consultar e reservar seus eventos através da nossa plataforma.
“O Grupo HEL está otimista no crescimento do setor de turismo e eventos, sem medir esforços para se tornar referência no mercado e alcançar metas ainda mais altas em relação aos anos anteriores da pré-pandemia”, finaliza o CEO Fabrício Granito.