Como lidar com o fim de um relacionamento?

É importante ressaltar que não existe fórmula mágica ou receita de bolo para lidar com términos, o que existem são caminhos que podem nos propiciar passar por essa fase de uma forma mais saudável.

O fim de um relacionamento é doloroso pois existe um rompimento, um término, como alguém que tinha um papel significativo na sua vida, dessa forma surge uma espécie de vazio. Algumas vezes preenchemos esse vazio com excessos ou com imobilidade.

Divórcio - em um término é importante se manter próximo de sua rede de apoio, tais como amigos e familiares.
Para o psicólogo Raphael Amaral em um término é importante se manter próximo de sua rede de apoio, tais como amigos e familiares.

Ambas reações não são as mais indicadas para lidar com esses momentos. O álcool piora algumas funções cerebrais, ou seja, diminui nossa autocrítica e aumenta nossa variação de humor, dessa forma é possível o surgimento de ansiedade e depressão, que somados as memórias do término podem intensificar essas variações.

Dessa forma, em um término é importante se manter próximo de sua rede de apoio, tais como amigos e familiares. Realizar atividade física também pode ajudar muito pois exerce um papel na auto estima e propicia a liberação de hormônios associados ao prazer, ter um sono regular, pois o mesmo influencia (e muito) nas nossas variações de humor, além de tudo, é fundamental continuar seguindo em frente.

Estabelecer um fim para aquele capítulo e continuar escrevendo as próximas páginas do seu livro da vida.

* Artigo publicado pelo colunista Raphael Amaral, psicólogo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!