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Negócios em tempos de crise

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União da equipe em negócios em tempos de crise é essencial para vencer as barreiras | Foto: Divulgação

Toda vez que se vive uma crise, e isso não é incomum no dia a dia, normalmente as pessoas se apavoram e isso reflete nas empresas e nos negócios. Os empresários porque não sabem o quanto suas vendas e faturamento serão afetados. Os funcionários porque não sabem se terão emprego e renda. Os clientes porque não sabem se vão ter dinheiro para pagar. E isso gera um ciclo, cada vez mais negativo, de falta de credibilidade e principalmente de medo. Ninguém ganha, todos perdem.

Claro que ninguém deve fechar os olhos para os problemas, não é isso. Mas o foco precisa estar concentrado em solução, principalmente em épocas de crise. Quanto maior o foco no problema, mais desafios você vai perceber e mais longe da solução vai ficar.

Diante de tempos de crise, o desafio é perguntar: qual a oportunidade tem atrás deste desafio? O que posso criar de novo e diferenciado para passar por este momento e até crescer? Quais os recursos eu já tenho para me diferenciar?

Na história, existem vários empresários no mundo que se tornaram bem sucedidos na crise, pois conseguiram ver oportunidades onde todos percebiam somente problemas. Este é o melhor caminho, focar em possibilidades.

Um fabricante de sapatos enviou dois vendedores para uma região nova. Chegando lá, ambos perceberam que as pessoas não usavam sapatos. Voltando à empresa cada um expressou de uma forma:

  • O primeiro falou
    – Lá não tem negócio, pois as pessoas não usam sapatos.
  • O segundo disse:
    – Lá é um mercado de grandes oportunidades, ninguém tem sapatos para usar e podemos vender para todos.

Moral: a oportunidade é uma questão de visão.

Por isso, se você está num momento de crise, com medos e inseguranças quanto ao seu negócio, comece trabalhando você como empresário, sua mente e motivação. Pois sua empresa e sua equipe precisam da sua força, da sua crença que seu negócio é sustentável e vai sempre superar os desafios.

Depois avalie os seguintes pontos:

1)    Revise seu plano de negócio de acordo com o cenário atual. Veja o que precisa ajustar para atender seu cliente melhor e seu fluxo de caixa.

2)    Crie algo diferente dos seus concorrentes. Enquanto eles estão preocupados com a crise, você está inovando e criando algo que seus clientes vão adorar.

3)    Treine sua equipe para encantar seus clientes, tornando-os em fãs.

4)    Crie condições especiais de pagamento, entrega etc.

5)    Faça além do que está sendo pago e pedido. Surpreenda!

6)    Tenha claro para sua equipe e para você os valores que norteiam sua empresa. Mostre isso no atendimento e relacionamento com seus clientes.

7)    Revise suas metas e estratégias. Foco no importante, no que vai trazer resultados e também satisfação para a equipe e para seus clientes.

8)    Evite a procrastinação, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

9)    Celebre cada vitória, cada passo junto com sua equipe.

10)  Comece já!

E aprenda de uma vez por todas que crises podem sim ser momentos de oportunidades. Acredite que atrás de todo desafio, existe um pote de possibilidades esperando para serem descobertas por você, pois o tamanho do potencial do seu negócio é proporcional ao seu foco, vontade de vencer e transformar o seu negócio no melhor.

Sucesso!

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