Empreendedoras da região: exemplo de garra e coragem

empreendedoras da região
Raphaella (em pé) e Fatima (sentada) a frente da FR Microcenter: 400 sobrancelhas/mês

Em uma década, a quantidade de mulheres a frente de negócios próprios cresceu 18% e hoje elas totalizam 31% do número do empresariado no Brasil, segundo o Sebrae. Por aqui na região, dá para ver de perto essas estatísticas.

Fatima e Raphaella Bahia são mãe e filha, além de sócias e estão no comando da FR Microcenter, uma clínica de estética especializada em micropigmentação 3D, que fica na Olegário Maciel, na Barra. As duas comandam também uma filial em São Paulo e dão conta do recado.

Acho que a mulher tem que se cobrar menos e fazer o que dá prazer: estar com a família, trabalhar, viajar, fazer de tudo um pouco. Graças a Deus, consigo conciliar tudo, mas não é fácil – comenta a designer de sobrancelhas Fatima Bahia.

Outro exemplo de mulheres empreendedoras são Daniela e Solange Fiszpan, também mãe e filha que estão a frente da famosa marca de acessórios que leva o sobrenome da família. As duas conseguem comandar as sete lojas no Rio.

Empreendedoras movimentam o mercado de trabalho

O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, comenta que o aumento do ingresso da mulher no mercado de trabalho é uma realidade no Brasil que só tende a crescer e isso interfere na abertura de empresas por parte delas.

-A presença feminina no mercado de trabalho no país influencia também na decisão delas terem o próprio negócio como forma de ganhar dinheiro e acabam criando postos de trabalho e renda para milhares de pessoas – diz ele.

Uma mulher que se encaixa neste perfil é a empresária Sonia Nesi, dona de um salão de beleza de mesmo nome, que fica na Barra. A pernambucana e hairstylist chegou ao Rio de Janeiro ainda pequena e aos 19 anos se associou a um pequeno salão no subúrbio carioca. De lá para cá, cresceu na sua profissão: viajou para vários países atrás de aperfeiçoamento profissional, deu palestras e montou o próprio estúdio de beleza. Hoje, aos 72 anos, não poupa esforços para deixar o seu salão sempre lotado. Aos 72 anos, ela pega firme no batente: corta e pinta madeixas das 10h às 20h, de terça a sábado.

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!