Se o IPTU de 2025 no Rio de Janeiro seguir as mesmas regras que em 2024, o contribuinte terá duas opções de pagamento: parcelada em até 10 vezes ou à vista, com 7% de desconto.
Financeiramente, com os juros básicos na casa de 1% ao mês, o desconto pela antecipação não é muito favorável. Contudo, é melhor do que em outras cidades, como São Paulo, cujo desconto é só de 3%.
O não pagamento do IPTU pode gerar problemas
Para optar, basta escolher se paga o boleto à vista ou o boleto da primeira parcela. O pagamento pode ser feito via internet banking ou nos caixas de bancos e lotéricas. A prefeitura do Rio, em 2024, ainda não aceitava o pagamento via Pix.
Lembre-se de que, para regularizar um imóvel, é necessário verificar se o imposto está em dia e se há pendências a serem resolvidas. O não pagamento do IPTU pode gerar multas e ações de cobrança judicial.
Se estiver precisando de assistência jurídica, envie uma mensagem ou ligue para (021) 98372-7981. Para mais informações, clique aqui!
* Artigo da advogada Mara Mendes (@maramendesadvogada) especialista em Direito civil, cidadania, trabalhista, previdenciário, consumidor, família e divórcio. Integrante da Comissão de diversidade religiosa (@oabbarrarj).